domingo, 23 de dezembro de 2012

As Vantagens de Ser Invisível




Como é se sentir sozinho, isolado, sem amigos? Como é se sentir invisível?

Para Charlie não é nada fácil. No filme As Vantagens de Ser Invisível Charlie (Logan Lerman) nos conta sua história através de cartas enviadas a um desconhecido (que poderia ser eu ou você), as vezes triste as vezes alegre. Ele é um menino entre seus 15 e 16 anos que acaba de entrar para o ensino médio, mas tem uns fantasmas para superar: sua timidez, suas inseguranças, a depressão desenvolvida após o suicídio do seu melhor amigo e, por isso,  o que lhe causa maior tristeza é a solidão, não poder fazer parte de uma turma, não ter com quem sentar no refeitório, nem com quem dividir seu gosto por literatura e música. Além de tudo isso Charlie carrega consigo um tráuma e uma culpa enorme que o leva a um comportamento suicida. No entanto, Charlie não quer que seus mais de 3 mil dias de aulas restantes sejam sempre tão solitários. Porque Charlie deseja, acima de todas as coisas, companhia.

As coisas começam a mudar para ele quando Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson) cruzam o seu caminho e são capazes de oferecer a Charlie tudo aquilo que ele tanto almejava.

Patrick é gay, namora um jogador de futebol americano que não quer assumir o relacionamento.

Sam, menina bonita, por vezes ingênua, com um passado meio promíscuo e que segundo Charlie não se dá o valor que merece.
Emma e Logan deixando Hermione e Percy para trás
Com essa amizade Charlie passa curtir essa fase vida, e junto com ele passamos a presenciar momentos iluminados e de beleza simples e encantadora. Charlie dá o primeiro beijo, se apaixona a primeira vez, se droga, vai a festas e faz tudo que não seria possível fazer sozinho.



O longa ganha muito pontos pelo elenco. O trio principal está incrível e rola muita química entre eles. Logan Lerman segurou bem esse personagem tímido e que carrega tanta dor consigo. Emma Watson, linda para variar, surge encantadora e dá um frescor a sua interpretação que torna impossível não se apaixonar por Sam. Por último, mas não menos importante, Ezra Miller impecável – repare nele na cena da peça teatral. O filme ganha mais pontos ainda no que tem de melhor: o roteiro escrito pelo diretor Stephen Chbosky baseado no livro homônimo também de sua autoria. Os diálogos do filme são um primor e de uma profundidade raramente encontrada em filmes desse tipo.

Agora pergunto a você: será que não existe em alguma parte sua um pouco do Charlie? Será que você também não deseja as mesmas coisas que ele? Porque em mim há sim!

                Sou como Charlie, preciso de amigos para me sentir vivo e parte do mundo.

Amizade, aquele sentimento que estranhamente nos faz sentir inteiros, completos – ou como diz Charlie – nos faz sentir infinitos. Amigos são aqueles que mesmo sem saber nos serve de apoio para que não caiamos no abismo que se encontra em nosso interior, sejam aqueles amigos bem próximos, aqueles que vemos diariamente, aqueles que não vemos com tanta frequência, os amigos virtuais, os amigos que não conhecemos – como o destinatário das cartas de Charlie.

Poucas foram as histórias que me tocaram e me marcaram tanto, na qual agora se inclui As Vantagens de Ser Invisível. E isso aconteceu pela forma tão sensível com que temas tão fortes foram tratados: drogas, sexo, homossexualidade, descobertas, medos, traumas, mas principalmente a amizade. Amei o filme, ele já é de longe um dos meus preferidos. Há muito tempo não ficava tão comovido e enternecido por uma história.

E ao final descobrimos, juntamente com Charlie, as vantagens de ser notado. As vantagens de ser visto.

Bem-vindo à turma!



“Eu sei que tem pessoas que dizem que essas coisas não acontecem, e que isso serão apenas histórias um dia. Mas agora nós estamos vivos. E nesse momento, eu juro. Nós somos infinitos.”

Trecho retirado do filme



The Perks of Being a Wallflower (EUA, 2012). Drama, romance. Cor. 102 min.
Direção:
Stephen Chbosky.
Elenco:
Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller.

Notas: IMDb 8.4 em 10, Metacritic 67 em 100