segunda-feira, 15 de julho de 2013

Desejo e Reparação



Para o crime que Briony cometeu não existe reparação possível.
A mentira que Briony, uma menina de 13 anos, conta na noite do dia mais quente do verão de 1935 vai assolar a vida dela, de sua irmã mais velha Cecilia (Keira Knightey) e de Robbie de uma maneira que, mesmo com sua mente criativa de aspirante a escritora, ela jamais poderia prever.
E tudo motivado por uma paixonite e por uma série de mal entendidos e equívocos desencadeados por uma cena entre Cecília e Robbie na fonte e por uma carta que nunca deveria ter sido entregue. Briony embarca em uma caça as bruxas para livrar sua irmã do homem que ela considera ser um maníaco sexual. Ajudada pelas circunstâncias Briony acusa Robbie de um crime que ela jamais cometeu, mas pelo qual será punido.  Além da injustiça pelo perjúrio de uma criança ele sofrerá pelo amor que nutri por Cecilia e ela por ele. Um amor que encontrará uma forma estranha de se realizar e dependerá que Briony faça a descoberta tardia do erro atroz que cometeu em nome de uma história bem contada.
Desejo e Reparação é um filme de Joe Wright (de Orgulho e Preconceito e Anna Karenina)  é um filme lindo, tão belo quanto o livro do qual é adaptado. A fotografia entrega as cenas um charme todo especial, a trilha sonora casada com a edição de som e iluminação é incrível e muito original.


O papel de Robbie não poderia ter sido entregue a um ator melhor que James McAvoy, tem tanta verdade na sua interpretação, tem uma força e uma doçura também que não consigo fantasiar outro ator para encarnar este personagem, enquanto lia o livro só me vinha ela a mente. Keira Knightey é a musa do diretor (ela e Joe Wright já fizeram três filmes juntos, este é o segundo da parceria) e uma especialista nesse tipo de papel de uma mulher a frete do seu tempo em filmes de época. As três atrizes que interpretam Briony mostraram grande sintonia ao interpretar a mesma personagem em três tempos diferentes, da qual destaco Saoirse Ronan que faz Briony criança e segura o personagem pela primeira hora do filme.
Desejo e Reparação concorreu a 7 Oscars: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora categoria na qual saiu vencedor. Ganhou também o Globo de Ouro de Melhor Filme Drama e Melhor Trilha Sonora.

A adaptação para o cinema não perdeu em nada o vigor da narrativa do livro Reparação de Ian McEwan (o “Desejo” do título do filme no Brasil foi por uma questão de marketing: o estúdio achou por bem lançar a fita com nome duplo devido ao sucesso de Orgulho e Preconceito também adaptado por Joe Wright) que por ter muitas partes subjetivas que acompanham o fluxo de pensamento dos personagens poderia não ter sido bem transportado para as telas, porém os produtores souberam utilizar muito bem os recursos audiovisuais para conseguir mostrar o que é mais fácil no texto escrito.
Ter um erro do qual se envergonha e se arrepende profundamente, um peso extra que se carrega pela vida e por mais que queira encontrar uma forma de concertar a falha cometida acabar descobrindo que é impossível, é algo capaz de definir uma vida. Briony não obteve o perdão do casal apaixonado que separou, mas o pior foi não conseguir perdoar a si mesma.



"O preço dos devaneios profundos era sempre aquele momento de retorno, o reencontro do que havia antes e agora parecia um pouco pior. Sua fantasia, antes cheia de detalhes plausíveis, transformara-se numa bobagem passageira diante da massa dura do real."
Trecho retirado do livro

Atonement (Reino Unido/ França, 2007). Drama, romance, guerra. Cor. 130 min.
Direção:
Joe Wright.
Elenco:
Keira Knightey, James McAvoy, Saoirse Ronan, Romola Garai, Vanessa Redgrave.

Notas: IMDb 7.7 em 10, Metacritic 85 em 100