terça-feira, 13 de setembro de 2011

Possessão



Assisti este filme, pela primeira vez, no dia do meu aniversário no ano de 2002 e por algum motivo ele ficou guardado na minha memória, eu sempre quis revê-lo, mas nunca encontrava tempo, ou não encontrava o filme pra locar, até que vi ele no supermercado e decide comprar e enfim revê-lo. Mas devo confessar que a segunda vista o filme não me pareceu mais tão bom, na verdade me pareceu bem ruim.

Bem ao começar escrever este post pensei primeiro falar sobre o Amor Romântico, porém mudei de ideia e vou deixar para falar sobre este tema em outra oportunidade (acho que quando for falar de Moulin Rouge), aí veio o problema o que falar sobre o Filme Possessão.


O filme, baseado no livro de A. S. Byatt, conta a história de Rolaand Michell (Aaron Eckhart), um americano estudante de literatura inglesa do século XIX, ao fazer uma pesquisa o poeta Randolph Henry Ash (Jeremy Northam) ele descobre que ele pode ter tido uma amante, e que esta amante pode ter sido Christabel LaMotte (Jennifer Ehle), até então considerada lésbica, para desvendar este mistério ele pede ajuda de Maud Bailey (Gwyneth Paltrow) também pesquisadora de literatura. E enquanto eles pesquisam uma história de amor do passado uma nova história de amor florece no presente.


Para ser sincero a possessão ficou só no título mesmo. Faltou paixão entre os dois personagens, parece que a química entre os dois atores não deu muito certo, se eu tivesse que jogar a culpa em alguém por isso eu jogaria na Gwyneth Paltrow, apagadinha neste filme, insossa e sem graça. Vou ter que assistir de novo Shakespeare Apaixonado pra intender porque ela ganhou o Oscar, prémio que nunca concordei, queria que a Fernanda Montenegro tivesse ganhado, mas né?...


Também acho que o argumento do filme não ficou muito evidente, a história deveria mostrar que um amor do passado estava influenciando e “possuindo” um amor no presente, mas de novo jogo a culpa na Gwyneth Paltrow.


O que mais gostei no filme foram as idas e vindas ao passado e principalmente do casal de poetas que a todo momento mostram o amor como uma força irresistível da qual é impossível se esquivar, e que o ardor que o fogo do amor provoca tem que ser sentido até o fim e que a pessoa responsável por atiçá-lo é aquela que te faz queimar por inteiro se entregando de uma maneira nunca antes vista. E não adianta fugir uma vez possuído pelo amor exorcismo nenhum dá jeito.


“Jamais esquecerei o progresso, tão brilhante, que houve entre nós. Jamais havia tomado tamanha consciência de todo o meu ser. Não posso permitir que me queime, tampouco posso resistir-lhe. Nenhum mero humano pode resistir a chamas sem ser consumido.”

Trecho retirado do filme

Possession (EUA,2002). Drama. Cor. 112 min. Warner Bros.

Direção: Neil Labute.

Elenco: Gwyneth Paltrow, Aaron Eckhart, Jeremy Northam, Jennifer Ehle.

Notas: Metacritc 52 de 100, IMDb 6,3 de 10

2 comentários:

  1. meu deus amigo, eu odeio esse filme! odeio, odeio, odeio! HAHAHAHAHA lembro que vi no cinema e custei a ficar até o final... sem motivo especial aparente! hahahahaha nem sabia que você gostava dele!

    ResponderExcluir
  2. Eu amoooooo esse filme, apesar de não ser bem uma possessão, e ter uns defeitos de detalhes e cenas etc, eu amei ele!!
    LIGIA.

    ResponderExcluir