segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Everwood


O SBT nunca foi tão feliz ao renomear uma série aqui no Brasil do que com Everwood ao a acrescentar o subtítulo Uma segunda chance. Por que é exatamente sobre isso que a série trata: ter uma segunda chance na vida. Todos os personagens, sem exceção, precisão e recebem uma segunda chance na história.

A série narra a vida da família Brown que deixa Nova York, após a morte de Julia, esposa de Andy (Treat Williams) com quem teve dois filhos Ephram (Gregory Smith) e Delia (Vivien Cardone) e vão morar em uma pequena cidade do interior do Colorado chamada Everwood. E lá eles tem suas vidas transformadas ao serem obrigados a encarar certas diferenças e resolverem certos conflitos antes deixados de lado.

Em Everwood eles conhecem todos os típicos personagens de cidade pequena, com seus preconceitos e personalidades características, mas outra família ganha destaque especial: os Abbotts formados pelo pai Harold (Tom Amandes), pela mãe Rose e pelos filhos Amy (Emily VanCamp ) - que é o grande amor de Ephram - e Bright (Chris Pratt) - que após umas desavenças no início acaba se tornando melhor amigo de Ephram.

A série é composta por quatro temporadas com qualidade variada. A primeira é indiscutivelmente a melhor, com um roteiro fantástico, que infelizmente vai perdendo a vivacidade e o fôlego durante os anos chegando a uma quarta temporada fraca e sem as ótimas situações do início. O desempenho dos atores sempre foi satisfatório, principalmente do elenco jovem. Sem contar nos ótimos personagens que conhecemos durante este tempo como: Nina (Stephanie Niznik), Dr Jack, Colin, Kyle, e muitos outros. Se tem uma coisa que eu adoro na série é o tema de abertura, uma pena foi eles terem mudado a arte de abertura na terceira temporada, gostava mais da primeira.

Mas, mais importante do que resumi a estória aqui para vocês, é dizer a mensagem que ela me transmitiu a de que em algum momento da vida, todos nós, precisaremos de uma segunda chance,., uma nova chance para recomeçar, para continuarmos de onde paramos. Uma nova chance para concertarmos os erros do passado para assim seguir em frente.

Mesmo que não possamos voltar atrás e mudar o que fizemos é possível se redimir e recuperar o tempo perdido.

Eu acredito que todos merecem o benefício da dúvida, porque poxa, às vezes as coisa que eu fiz foi por falta de experiência, porque não sabia lidar com aquela situação e deixei as emoções tomarem conta, fiquei tão empolgado, ou desmotivado que fiz exageradamente uma coisa ou deixei de agir em determinadas situações. Mas agora que aprendi, isso não vai mais se repetir. Prometo. É meio assim sabe. Que pena que a maioria das pessoas não estão dispostas a dar uma nova oportunidade, nem digo perdoar, mas tentar de novo. Assim como os personagens desta série maravilhosa foram capazes de fazer inúmeras vezes, porque não há vergonha em si admitir fraco ou errado, a vergonha está em não si saber fraco e errado, a continuar fazendo as mesmas coisas do mesmo jeito pra sempre. A mudança é bem vinda, mesmo ela chegando de forma tortuosa através das nossas quedas e das caras nos muros. Só precisamos mesmo de pessoas que nos acompanhe pelo caminho caindo e levantado, errando e acertando, de novo e de novo.

“Eu adoraria te dizer que tudo vai ficar bem. Isso é o que todo mundo me diz, mas não está. Voce pode ficar aqui ou você pode voltar. Qualquer caminho vai ser ruim. Mas eu descobri que pelo menos quando ficar ruim você sabe que está vivo.

Eu acho que o que eu estou tentando dizer é que está tudo bem quando tudo fica ruim. Isso significa que você está em algum lugar.”

Trecho retirado da série.

Everwood (EUA, 2002 - 2006). Drama. Cor. WB.
Criação: Greg Berlanti
Elenco: Treat Williams, Gregory Smith, Emily VanCamp, Vivien Cardone, Chris Pratt, Tom Amandes, Stephanie Niznik.

Um comentário:

  1. Amei, meu caro amigo! Resumiu tudo... Pra mim foi um dos seus melhores post.=)

    ResponderExcluir