segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Preciosa

A vida de algumas pessoas são tão duras, fria e áspera que nos fazem pensar como essas pessoas conseguem levantar da cama todos os dias? Esta vida dura e nada agradável é a vida que Claireece Preciosa Jones leva. Ela mora com a mãe no Harlem em Nova Iorque. Ela é pobre, negra, obesa, feia, está grávida do segundo filho e sua primeira filha tem síndrome de Down e foi apelidada pela avó de Monga abreviação de mongoloide (filhos estes do próprio pai) sofre de abusos físicos, psicológicos e sexuais da própria mãe e ainda se descobre soro positivo. A esta altura você já deve estar se perguntando o que tem de bom na vida dela, esteja certo, não tem nada de bom nem de valioso na vida de Preciosa. Ela foi expulsa da escola e corre o risco de perder o auxilio financeiro do governo.

Então ela se pergunta, por que eu? Porque a vida dela não pode ser igual a seus sonhos em que ela é rica, famosa tem um namorado branco que a adora? Por que estes sonhos tem que ser a fuga e não a realidade?

De alguma forma Preciosa se sente motivada a ir para uma nova escola. Lá ela conhece a professora Ms. Rain que vai ensinar a Preciosa muito mais do que ler e escrever, vai ensinar a ela o valor e a importância de si mesma, ensina a Preciosa a ter auto estima. Ensina que ela pode vencer apesar de toda a pobreza que a cerca, pobreza de espirito, de carinho, de amore e claro de dinheiro.

Primeiro ela vence por si mesma, ela não quer mais viver de sonhos impossíveis, Preciosa vê que existe um mundo fora do apartamento apertado de sua mãe e que é possível se livrar de toda dor causada por ela.

Segundo por seus filhos que afinal de contas não têm culpa da forma como foram concebidos.

E terceiro por descobrir a verdadeira feição do amor, do carinho e da aceitação, longe de todo preconceito e da visão de mundo deturpada da sua mãe escrota (acredite este adjetivo não foi posto aqui por acaso, é escrota mesmo).

Do ponto de vista técnico o filme é um achado, foi indicado a 6 Oscar incluindo melhor filme, diretor, atriz, edição e saiu vencedor em melhor roteiro adaptado e atriz coadjuvante para Mo'Nique que faz a mãe de Preciosa.

A resposta da pergunta feita no início não é fácil de ser respondida, mas Preciosa nos mostra que mesmo cercada por tanta escuridão o nosso brilho não pode ser apagado tão facilmente, ele permanece lá esperando apenas alguém que saiba polir, como a professora Ms. Rain, e que a motivação para continuar batalhando na vida tem que partir de dentro de nós. Parece bem clichê eu sei, parece papo de livro de autoajuda. Mas não tem como assistir ao filme e não sair incólume da sua mensagem. Ver diante de seus olhos uma pessoa que sofre tanto e provavelmente vai sofrer mais, nos faz ter consciência de como temos sorte de não ser você ou eu naquela situação. E que para ajudar alguém você tem que estar disposto a ir até o fim. E que para vencer você não pode mourejar, vacilar, as pernas tem que estar firmes para aguentar o tranco porque quando ele vem, vem forte.

“O amor não fez nada por mim. O amor me bateu, me violentou, me chamou de animal, me fez sentir inútil, me fez adoecer!”

Trecho retirado do filme

Precious ( EUA, 2009). Drama. cor. 110 min.
Direção: Lee Daniels
Elenco:
Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Paula Patton, Mariah Carey e Lenny Kravitz.

Notas: IMDb 7.4 de 10, Metacritic 79 de 100

2 comentários:

  1. Bom, sou suspeita para falar porque amo esse filme. Incrível como, apesar da história ser extremamente triste, a sequência é uma das que mais me ensinou a verdadeira essência da vida. Isso sem falar nas atuações, que são fantásticas também. AMO, AMO, AMO.

    ResponderExcluir