quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Um Verão Para Toda Vida

O verão é sempre retratado como uma época de descobertas, de felicidades e brincadeiras não é diferente em Um Verão Para Toda Vida (December Boys) filme com Daniel Radcliffe fora da cinesérie Harry Potter (ele gravou este filme entre o HP 4 e HP 5) e baseado no livro de mesmo nome do autor Michael Noonan. Nele quatro garotos de um orfanato católico todos eles nascidos em dezembro recebem como presente de aniversário um viagem para o litoral, atravessando o árido interior australiano até chegarem ao oásis do melhor momento da vida deles até alí.

Maps (Radcliffe), Spark (Christian Byers), Misty (Lee Cormie) e Spit (James Fraser) chegam ao litoral e se encantam com o que veem, para eles que estavam acostumados com a clausura impostas pelas freiras do orfanato aquelas primeiras férias da vida deles ganham toques místicos, eles realmente estavam no paraíso, e mais o maior sonho deles está prestes a se realizar, pois um casal (Sullivan Stapleton e Victoria Hill) que não podem ter filhos vislumbram naqueles quatro jovens a possibilidade de formar uma família, desta forma eles passam a competir para ver qual deles leva a melhor na escolha dos possíveis papais.

A partir deste momento somos apresentados a personagens inesquecíveis, como deve ser as pessoas que conhecemos nas férias, e passam a viver experiências para toda uma vida e a lidar com coisas que eles nem sonhavam no longínquo orfanato, como: a morte, o primeiro amor, a perda da inocência e da virgindade, a perder e a ganhar, o valor da amizade e dos amigos de verdade, mas principalmente perceber o colorido que a infância tem e que quando todos vão embora se perde.

A fotografia do filme, sob responsabilidade de David Connell, é belíssima mesmo, colorida, solar e realça toda a beleza do lugar e das pessoas que lá estão. O elenco também é ótimo, das crianças aos adultos mais velhos, todos se encaixaram certinho nos personagens. O filme tem alguns problemas de edição e de continuidade, mas que, se você não prestar atenção passam despercebidos.

Na época de lançamento teve uma grande repercussão o fato de o personagem de Daniel Radcliffe perder a virgindade em frente às câmeras e assim Daniel passaria de criança a adulto no imaginário das pessoas (isso te lembra Britney e Sandy? Então), mas a cena é leve e não tem nada de mais, chega a ser casta (eles nem tiram as roupas).

Se você ficou curioso e pretende ver o filme e ler o livro saiba que eles apresentam algumas diferenças significativas, desde coisa simples como o nome do orfanato, até o personagem Maps, interpretado por Daniel, que no filme é mais velho do que no livro e por isso vive experiências diferentes, a principal mudança está na abertura e no desfecho da história. É uma história simples sobre um verão, quatro crianças, uma forte amizade, mas é daquelas histórias que cativam.

“As angustias e as alegrias do mundo ficam melhores compartilhadas”

Trecho retirado do filme

December Boys (Austrália, EUA, Inglaterra, 2007). Drama. cor. 105 min. Warner Bros.
Direção: Rod Hardy.
Elenco: Daniel Radcliffe,
Christian Byers, Lee Cormie, James Fraser, Sullivan Stapleton, Victoria Hill, Teresa Palmer.

Notas: IMDb 6.6 de 10, Metacritic 56 de 100

3 comentários:

  1. Eu gosto do filme é bom para assistir, apreciar e descobrir como é realmente uma amizade verdadeira e para sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. eu AMO esse filme... pena que o Dan é meio fraco.

    ResponderExcluir