sábado, 22 de outubro de 2011

A Identidade Bourne


Um homem é encontrado inconsciente no mar por um barco pesqueiro, com ele só ferimentos de balas e uma capsula com uma senha de banco da Suíça alojada em seu quadril. O náufrago acorda e não consegue se lembrar quem é, de onde veio ou o que estava fazendo para ser alvejado desta forma, mas descobre possuir talentos na área de luta, línguas (em uma cena memorável em que ele trava um diálogo consigo mesmo em frente a um espelho em inglês, alemão e francês) e auto defesa. Deixando-o, assim, mais intrigado sobre qual é sua real identidade. Ao chegar em terra firme ele embarca para Suíça a fim de verificar o que aquela senha guarda para ele. Para sua surpresa o cofre guardava passaportes de vários países, dinheiro, arma e um monte de apetrechos no mínimo incomuns para uma pessoa normal. Ele descobre, ao menos é o mais provável, que se chama Jason Bourne americano e mora em Paris, ao chegar no consulado americano de Zurique e fazer uma fuga espetacular ele conhece Marie, que por precisar muito de dinheiro, aceita os 20 mil dólares oferecido por Jason para leva-lo a Paris. O rastro de Bourne rapidamente chega a Langley, Virginia – EUA, sede da CIA onde está baseada uma operação clandestina chamada Treadstone, da qual Jason era o principal agente. Enquanto Bourne e Marie lutam para fugir do radar na França, Treadstone concentra todas as suas forças para segui-los e neutralizar Bourne da maneira mais rápida e eficiente possível.

Este é um breve resumo deste filme de ação dirigido por Doug Liman e que trouxe novidades para este estilo carente de novidades e revolucionou os filmes de espionagem. As cenas de perseguição de carros são incríveis, assim como as lutas muito bem coreografadas, estes dois se tornaram a marca registrada da franquia sem perder, claro, a coerência da história.

O filme também foi todo filmado na Europa, fato que dá um charme especial a produção e torna a trama internacional mais interessante.

Mas o principal do filme, é claro, é o astro Matt Damon sempre com uma interpretação segura, confesso que sou suspeito para falar assim afinal ele é meu ator preferido - sou muito fã tenho a filmografia dele toda e claro a partir de hoje vocês irão vê-lo muito por aqui - na atuação ele faz as transições entre os momentos de ação, suspense e de emoções mais profundas, como quando ele quer proteger as crianças, de forma convincente e nada afetada. Acho injusto ele nunca ter ganhado um Oscar de Melhor Ator - ele já tem Oscar pelo roteiro original do filme Gênio Indomável em parceria com o amigo Ben Affleck. Matt usou pouquíssimo dubles no filme tendo feito quase todas as senas de luta e de perseguição. Sua química com Franka Potente (Marie), seu par romântico na película, é inegável, daqueles que você torce por um final feliz.

É engraçado tomar consciência de uma coisa depois de ter visto este filme tantas vezes como eu vi, o fato de que o que motivava Jason a lutar e a querer se livrar do seu passado e seguir em frente com outra vida e com o poder de decidir o que fazer dela, não era só porque ele tomou consciência disso. Mas, e principalmente, porque agora ele teria com quem viver, com quem dividir a vida – por mais clichê que pareça e realmente é – era isso que dava forças a ele, alguém que passou por tanta coisa junto com ele, que viu as coisas horríveis que ele era capaz de faze e que soube sentir um calor por baixo daquela aparente frieza. Jason Bourne queria uma vida por ele e por Marie. E acredite é melhor ninguém se entrepor entre os dois, porque querido, ele sabe bater, e muito bem.

“Como posso esquecer de você? É a única pessoa que conheço.”

Trecho retirado do filme

The Bourne Identity (EUA, 2002). Ação. Cor. 118 min.
Direção: Doug Liman.
Elenco Matt Damon, Franka Potente, Chris Cooper, Julia Stiles, Clive Owen, Brian Cox.

Notas: IMDb 7.8 de 10 Metacritic 68 de 100

Um comentário:

  1. Amei o post. Com certeza é um filme de ação que sai daquela esfera de futilidades onde só há lutas, lutas, lutas e nem se lembram que história também ajuda. Muito bom.

    ResponderExcluir