Há muito tempo que eu queria rever este filme, que como muitos outros da Sessão da Tarde, fez parte da minha infância e da de muitas outras pessoas – era só ter visto o twitter ontem (16/08).
Abracadabra conta a história de três bruxas, as irmãs Sandersons, que XVII são condenadas a morte acusadas de feitiçaria, porém antes de serem enforcadas elas lançam um feitiço dizendo que quando um virgem acender a vela de chama negra elas voltarão. Eis que no Dia de Todos os san
tos de 1993, 300 anos depois, Max (Omri Katz), Allisson (Vinessa Shaw) e Deni (Thora Birch) resolvem visitar a casa das irmãs Sandersons e Max acende a vela e as bruxas retornam querendo sugar a vida de quantas crianças forem possíveis, para impedi-las Max e sua turma ajudados por um gato falante rouba o livro de feitiço. E assim tem início a perseguição das bruxas.
Porém ao ficarem 300 anos mortas elas são facilmente enganadas pelos objetos da vida moderna e Max se aproveita disso para passar a pena nelas algumas vezes provocando cenas engraçadíssimas.
O filme apresentam todos aqueles velhos clichês do garoto que muda de uma cidade grande para uma do interior, e tem que se adaptar a escola nova, aos novos amigos, e pela paixão pela menina mais bonita do lugar. Mas o mais legal de assistir este filme hoje é perceber certas coisas que eu nem ligava naquele tempo. Por exemplo, a atriz Sarah Jessica Parker, que interpreta a bruxa Sarah louquinha, safadinha e burrinha, muito tempo antes de fazer Sexo na Cidade. A Direção é de Kenny Ortega que também dirigiu os três High School Musical, coreografou shows de Michael Jackson e dirigiu alguns episódios de Gilmore Girls. Depois deste filme os atores do núcleo jovem não obtiveram sucesso fora do filme, os outros atores além da já citada Sarah Jessica Parker, temos também Bette Midler que dá vida a Winifred e é vencedora de quatro Grammy Awards (premiação de musica), um Emmy Award (premiação de TV) e um Tony Award (premiação de teatro, e foi indicada para dois Academy Awards (premiação de cinema) e ainda a ótima Kathy Najimy que para quem não sabe é a freira gordinha de Mudança de Hábito 1 e 2.
Na verdade não fiz este post para ser uma critica ao filme – por isso ele está assim tão pequeno- foi algo mais saudosista. Em homenagem aos filmes da minha infância, como Os Goonies, Conte Comigo, A lagoa Azul, Lua de Cristal, Sem Licença para Dirigir, De Volta para o Futuro E.T. e por aí vai. Espero ainda escrever sobre cada um deles. A única coisa que posso dizer sobre Abracadabra é: Quem não viu perdeu e quem não viu quando criança Perdeu mais ainda.
“Você jamais saberá como ela é preciosa até que a perca”
Trecho retirado do filme
Hocus Pocus (EUA, 1993). Comédia. Cor. 96 min. Walt Disney.
Direção: Kenny Ortega.
Elenco: Bette Midler, Sarah Jessica Parker, Mather Zickel, Kathy Najimy, Omri Katz, Thora Birch, Vinessa Shaw.
muito bom! delicioso de se ver, sem mais. um filme que quero que meus filhos assistam =)
ResponderExcluirO filme é muito legal! E, de fato, marcou a infância de muita gente, inclusive a minha! Adorei o post! E tenho adorado todos os outros também! Parabéns pelo blog, querido!
ResponderExcluirnunca tinha visto este filme, muito bom
ResponderExcluirQuando passou na Sessão da Tarde esses dias, eu vi e nao acreditei quando vi a Sarah Jessica Parker hahaha, tipo, eu ja tinha visto esse filme quando era mais novo e de repente, pá, ela estava lá! Muito bacana!
ResponderExcluir